Páginas

3 de março de 2006

Vamos construír uma mamoa...

A equipa do Serviço Educativo do Museu Municipal de Vale de Cambra, tem vindo a realizar a oficina de trabalho “Vamos construír uma mamoa…”, mais propriamente um dólmen, destinada às crianças do 1.º ciclo do ensino básico deste concelho. Apresento aqui algumas obras de arte onde além de flores coloridas e gigantescas, coexistem árvores minúsculas e pulam coelhos nos cenários imaginados de montanhas, nuvens e vulcões. Com o objectivo de sensibilizar desde cedo as crianças para a necessidade de protecção do património, estes trabalhos serão posteriormente expostos ao público em geral.

Flores gigantes...

Um belo dólmen...

Um "conjunto megalítico"???"

O dólmen dos coelhos.

 Posted by Picasa

8 comentários:

Kriska disse...

Uma iniciativa muito interessante.

Anónimo disse...

já que colocam as crianças a re-criar monumentos megaliticos, poderiam colocar alguns aqueólogos a recuperar outros tantos :)

trainzeiro disse...

Uma Beleza

Gonçalo Leite Velho disse...

'Tá giro.
Então e a mamoa propriamente dita? :)

pedrinha rolante disse...

De facto a idéia é gira, mas o que construiram foi apenas o dólmen/anta e não a mamoa! Convém ensinar correctamente as coisas á pequenada :)

Alexandre Rodrigues disse...

A pequenada sabe porque lhes é previamente explicado de que se faz uma mamoa. Não se cobriu o dolmen/anta por limitações de execução e, além disso, depois não se via nada. Também existem umas fichas que levam para a escola e onde se explica todo o processo de construção.
Quanto à questão dos arqueólogos que deveriam andar a reconstruir algumas, devemos ter em conta que não são os arqueólogos que definem as prioridades orçamentais e, como se sabe, o dinheiro anda contadinho para toda a gente ;)

pedrinha rolante disse...

Ainda bem que sabem então :) nós apenas tecemos comentários de acordo com a informação que aqui está! E como o titulo dizia "vamos construir uma mamoa..." e as imagens apresentadas apenas mostravam a esturura do dólmen, ficou essa dúvida no ar!
Não deixa de ser contudo uma iniciativa louvável e de aplaudir!
Parabéns!

pedrinha rolante disse...

a estrutura..... (convém corrigir)