Páginas

22 de janeiro de 2005

A Inauguração

Pois, cá estamos a inaugurar "O Caco". Porquê caco, não sei, ocorreu-me assim de repente, mas sugiro algumas razões acerca do "caco"... agradeçam ao "Dicionário Universal da Língua Portuguesa" da Texto Editora, senão não tinha nada para vos dizer acerca disso.
"Caco: (Lat. caccabu?), s.m. pedaço de louça, telha ou vidro; qualquer estilhaço; objecto velho, escangalhado e sem valor; (fig.) pessoa idosa e sem préstimo; (Bras.) pós de tabaco torrado; (Pesc.) pequeno discóide de barro cozido, com dois furos, para substituír os fundos como fundeadores das redes fixas; (pop.) juízo."
E assim é, pois o que aqui se vai falar é de pedaços de louça, telha ou vidro, de objectos velhos e escangalhados, de pessoas muito, mas mesmo muito idosas, mas de grande préstimo. Não fosse a sua idade e o seu préstimo, ainda andavamos como o antepassado de Gonçalo Ramires, filho da grande casa de Ramires, na ilustre obra de Eça de Queiroz:
"(...) E à beira da água limosa, entre os canaviais, um homem monstruoso, peludo como uma fera, agachado no lodo, partia a rijos golpes, com um machado de pedra, postas de carne humana. Era um Ramires." in "A Ilustre Casa de Ramires", Eça de Queiroz, Edição Livros do Brasil, Lisboa, p. 217
Mas, como se diz "para a frente é que é caminho", para a frente vamos. O que acontece que hoje em dia vamos em frente, é verdade, mas cegos, sem conhecimento do caminho percorrido até agora, na mais perfeita ignorância do mundo antigo e do mundo actual... às cegas... sem ver... ou sem querer ver, cegos de olhos cristalinos. Até já!

1 comentário:

Anónimo disse...

Adorei o nome!o Caco é sem duvida mto sugestivo!Espero q aqui possas expressar pelo menos alg das tuas ideias geniais e opiniões oportunas!Vou ser uma visitante assídua!bjs Fatima Bento